BLOG TRABALHISTA

Entenda Seus Direitos

Há muito tempo que o trabalho tem se amoldado às novas realidades e métodos de produção da sociedade capitalista. As organizações empresariais tem adotado postura de exigir cada vez mais resultados de um número cada vez mais reduzido de funcionários.

O número de acidentes de trabalho no Brasil é elevadíssimo. Muitos desses acidentes são graves e geram afastamentos do empregado do trabalho, às vezes por meses, às vezes por anos. Na maioria dos casos, o empregado acidentado é encaminhado para o INSS e se conforma com o recebimento do benefício previdenciário.

Nós sabemos que os empregos no Brasil, em sua grande maioria, são ruins, com chefes despreparados, ambientes hostis, perigosos, e com muitas, mas muitas situações de ofensa à honra e à dignidade do trabalhador.

O STF declarou que os sindicatos podem cobrar contribuição assistencial de todos os empregados de uma categoria profisisonal, mesmo que não sejam sindicalizados, desde que a cobrança seja instituída por acordo ou convenção coletiva, e seja permitido ao empregado se opor.

O Brasil bate recordes em números de acidentes do trabalho. Todos os dias empregados se machucam enquanto exercem suas atividades profisisonais. Uns de forma mais grave, outros menos. Mas acontece todo dia.

Trabalhar na lida da roça, com animais de grande porte, gera riscos altos de acidentes. Os animais são seres imprevisíveis e, num rompante, podem jogar o empregado ao chão, com força, podem pisoteá-lo, podem arrastá-lo, etc.