Rescisão Indireta. Posso Parar de Trabalhar de Imediato?

11/03/2024

Entrar na justiça para fazer a rescisão indireta é uma medida drástica por parte do empregado, que acontece, na maioria das vezes, porque já não suporta mais o emprego, de tanto abuso que já aguentou.

Nesses casos, a rescisão indireta soa como uma analgésico para dor de cabeça. Mas só resolve se fizer efeito rápido. Imagina tomar um remédio e ter que esperar 2 ou 3 anos para ele fazer efeito? Não faria nem sentido, certo?

O que tenho visto com frequência é que o trabalhador, só de pensar em ter que continuar trabalhando até o processo acabar, já se treme inteiro, tem uns que até atacam a ansiedade.

Ainda bem que a lei trabalhista não obriga o empregado a fazer isso.

A lei permite que você escolha se quer continuar trabalhando, ou se quer sair de imediato. A escolha é única e exclusiva sua. 

Agora, se você quiser sair do emprego primeiro para depois pedir a rescisão indireta, tem que fazer de forma orientada pelo profissional que for montar seu processo. Não vá dar uma de p*** louca e fazer as coisas de qualquer jeito, porque você poderá prejudicar seu direito e, em casos mais graves, até tomar uma justa causa ao invés de conseguir a rescisão.

Eu tenho dito para as pessoas mais próximas e nas minhas redes sociais que a rescisão indireta é a melhor arma que o empregado tem para se defender do empregador mala. Porém, se você não souber atirar, ainda vai acabar é correndo na rua, com a arma na mão.



Seja o primeiro a ler. Cadastre seu email

* indicates required