Sofri Um Acidente de Trabalho e a Empresa Está Falando que a Culpa é Minha!

10/10/2024

Para a lei, se a culpa pelo acidente é toda do empregado, a empresa não tem qualquer responsabilidade, não havendo direito a indenização. Exatamente por isso que as empresas sempre alegam, quando um acidente acontece, que a culpa foi do empregado.

E ai, caro leitor, se isso ficar comprovado, sua situação poderá ficar muito complicada.

Pensa sofrer um acidente de trabalho grave, ficar com deformações, sequelas, limitações ou incapacidade para o trabalho, e ficar com uma mão na frente e outra atrás porque você deu bobeira, não fez o que deveria, não seguiu as normas, não usou os EPIs que eram obrigatórios.

A melhor maneira de evitar isso é fazendo sua parte certinho. Cuide-se, use os EPIs, siga as normas de segurança, as ordens de serviço, e tudo o mais que lhe for exigido. Se, mesmo assim, acontecer um acidente, pelo menos você não correrá o risco de perder seus direitos e ficar sem ter como se cuidar  no que, talvez, seja o pior momento da sua vida.

E pode ter certeza uma coisa: sendo culpa sua ou não, a empresa sempre vai dizer que é.

É revoltante, mas é a verdade. Em um mundo capilista, como o próprio nome diz, é o capital que importa. Vivemos em uma época em que o dinheiro vale mais do que uma vida. O empregador não quer saber se você está todo lascado, se pode ou não trabalhar, se sua família está passando necessidade. Nada disso! 

A única coisa que o empregador quer é não ter que te pagar centavo algum pelo acidente que você sofreu lá, trabalhando para eles, dando o seu sangue, fazendo o seu melhor. Aliás, se você se acidentar, nem que você era um bom funcionário o empregador lembrará.

Não adianta você pensar que o patrão vai cuidar de você, prestar assistência para você e para sua família, porque você era um bom funcionário. 

Desculpe se estou sendo um pouco duro. Estou falando para o seu próprio bem.

Voltando ao assunto, a culpa pode ser sim do trabalhador. Mas não é o acontece na maioria das vezes.

Na maioria das vezes a culpa pelos acidentes é da omissão e negligência do empregador, que deixa de seguir normas de segurança, que utiliza máquinas velhas e inadequadas, sem proteção, sem dispositivos de segurança, etc.

Aliás, são tantos acidentes graves por motivos banais, quase idiotas, e que vitimam milhares de trabalhadores por dia, que chega a embrulhar o estômago.

A maioria absoluta dos acidentes poderia ser evitada com treinamento dos trabalhadores e medidas simples de segurança. 

Enfim, não acredite se o patrão falar que você não tem direito porque a culpa pelo acidente foi sua.

Muitas vezes isso é dito exatamente para te intimidar e evitar que você entre na justiça. 

O melhor caminho a ser seguido é consultar imediatamente um advogado especializado em direito do trabalho, com experiência em acidentes de trabalho, e já se cercar de todos os cuidados necessários para proteger o seu direito. 

Nesse hora, você de todo "ato de bondade" do empregador, e ficar esperto com qualquer documento que pedirem para você assinar, além de exigir a abertura da CAT.

Se precisar ser encaminhado para o INSS, tem que ficar atento também ao benefício. O certo é a solicitação do Auxílio Por Incapacidade Temporária Acidentário (B91). As empresas tentam fugir disso requerendo benefício comum para você, desvinculado do acidente (B31).




Seja o primeiro a ler. Cadastre seu email

* indicates required