Assinar a carteira do trabalhador é uma obrigação de toda empresa que contrata empregados, conforme previsto no art. 29 da CLT. Se a empresa não faz isso, age de forma ilegal e pode ser obrigada a pagar indenização, inclusive por danos morais.

BLOG TRABALHISTA
Entenda Seus Direitos
Como Entrar Com Um Processo Trabalhista
A relação de trabalho é uma relação complexa, que envolve, de um lado, o capital e a busca pelo lucro, e do outro, a força de trabalho.
Onde Eu Recebo a Multa de 40% do FGTS?
Se você foi demitido normal, sem justa causa, tem direito a multa de 40% sobre o valor do FGTS.
Ação Trabalhista. Quem Paga o Advogado?
Quem nunca entrou com uma ação trabalhista na vida pode ter muitas dúvidas. Uma delas é quem paga o advogado e como é realizada essa cobrança.
Algumas doenças possuem causas múltiplas, sendo desencadeadas por diversos fatores. Um desses fatores pode ser exatamente a predisposição da pessoa para ter aquela doença, como por exemplo, por fatores genéticos.
A lei estabelece limites para o tempo trabalhado pelos empregados em favor de seus patrões. Quando esse tempo, chamado de jornada, é ultrapassado, gera para o trabalhador o direito de receber pelas horas a mais trabalhadas, caso tais excessos não sejam compensados com folgas.
Algumas atividades expõem o trabalhador a uma situação de risco acentuado para sua saúde. Como forma de compensar esse risco, a lei prevê que o trabalhador terá direito a um adicional, chamado de adicional de insalubridade, que varia entre 10%, 20% e 40% do salário mínimo.
No texto de hoje vou falar sobre uma situação de certa forma comum em alguns acidentes de trabalho. O empregado sofre um acidente, aparentemente leve, pega ali 2 ou 3 dias de atestado médico, e retorna ao trabalho.
Prejuízos de Trabalhar Sem Carteira Assinada
Estamos em pleno século 21 e algumas empresas ainda lidam com seus colaboradores como se vivessem na época da Revolução Industrial.
Horas Extras para Motoristas de Caminhão
O Brasil é um País em que o transporte terrestre é muito utilizado, possuindo importância ímpar para a economia. Mercadorias são entregues de uma ponta a outra, e a sociedade cobra que isso ocorra de forma cada vez mais rápida. Logo, os motoristas também são cobrados com a mesma intensidade.